Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Informação! Sabonetes bactericidas.

Hoje navegando na net me deparei com este teste que foi realizado em diversos  sabonetes bactericidas, e me decepcionei mais umas vez com esses produtos que prometem e não cumprem, então depois de um pouco de pesquisa na net reuni um material legal pra informar quem achar necessário.



Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias, diz Proteste.


Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.
Proteste
Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.
Proteste
Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
Outro lado
A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. "A empresa não recebeu da Pro Teste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados". Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.
Nem todos os sabonetes bactericidas são capazes de eliminar bactérias. Para verificar quais produtos não cumprem essa função, o Proteste realizou um teste com 10 produtos, sendo três líquidos e sete na versão em barra. Para fazer o teste de eficácia bactericida foi utilizada uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados os produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20º C, a maior quantidade de bactérias. O Dettol em barra foi o mais bem avaliado com 84 de nota final. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes, a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar e a Staphylococcus aureus, que causa infecções na pele e até pneumonia

 O Ypê Action em barra também foi bem avaliado no texto e obteve 82 pontos. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes, aPseudomonas aeruginosa, uma das causadoras infecção hospitalar e a Staphylococcus aureus, que causa infecções na pele e até pneumonia.
O Lifebuoy em barra ficou em terceiro lugar na avaliação com 74 pontos. Bem como o Dettol e o Ypê Action, ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes, a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar e aStaphylococcus aureus, que causa infecções na pele e até pneumonia. Ele foi o único a também eliminar a Serratia marcescens, que ataca o sistema respiratório e urinário de pacientes internados 


O Dettol líquido também apareceu no ranking de avaliação do Proteste e obteve 68 pontos. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes, aPseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar e a Staphylococcus aureus, que causa infecções na pele e até pneumonia.


O Granado antisséptico em barra também foi bem classificado e obteve 66 pontos na avaliação do Proteste. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes e a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar.
O Granado tradicional, junto com o Dove, foi um dos sabonetes hidratantes avaliados pelo Proteste para para verificar se ele eventualmente age sobre algumas bactérias. Ele ficou com 61 pontos no teste e eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes e a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar.
O Francis foi considerado um sabonete aceitável e obteve 56 pontos na avaliação do Proteste. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes e a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar.
O sabonete em barra da Racco obteve 50 pontos no ranking dos sabonetes avaliados pelo Proteste. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes e a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar.


O Protex líquido, produto que afirma eliminar 99,9% das bactérias presentes na pele, não eliminou e nem reduziu nenhum dos micro-organismos usados no teste do Proteste.

O Protex em barra, produto que afirma eliminar 99,9% das bactérias presentes na pele, não eliminou e nem reduziu nenhum dos micro-organismos usados no teste do Proteste.
O Dove, junto com o Granado tradicional, foi um dos sabonetes hidratantes avaliados pelo Proteste para verificar se ele eventualmente age sobre algumas bactérias. No entanto, o sabonete não eliminou e nem reduziu nenhum dos micro-organismos usados na avaliação.
O sabonete líquido Lifebuoy obteve a pior classificação no teste do Proteste. O produto não eliminou e nem reduziu nenhum dos micro-organismos usados na avaliação.
fonte: uol
Espero ter ajudado ajudar.
bjs até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por ter passado por aqui.
Volte sempre!!
Bjs Nanda